TRECHO DA MATÉRIA OFICIAL DE COMUNICAÇÃO DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE, QUE VERSA SOBRE A IDA DO MORHAN A BRASÍLIA PARA LUTAR POR DIAS MELHORES.
Posted by Morhan Maracanaú | Posted in | Posted on 12:26
0
CNS RECOMENDA QUE O GOVERNO FEDERAL PEÇA DESCULPAS E INDENIZE POR SEPARAÇÃO DE FAMÍLIAS VÍTIMAS DE HANSENÍASE.
A política de Controle da Hanseníase foi o último tema debatido na 211ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde, nesta quinta-feira (08). Para tratar do tema com os Conselheiros Nacionais estiveram presentes o Diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Eduardo Hage, a Coordenadora do centro de Referencia Nacional em Hanseníase, Isabela Goulart, a Coordenadora da Área Técnica da Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde, Érika Pisaneschi e a Coordenadora da Comissão dos Filhos de Preventórios do Morhan, Maria Teresa Silva Santos Oliveira.(...)
Em um discurso emocionante, Maria Teresa relatou a ligação de sua história de vida e o Morhan. Maria Teresa foi uma das pessoas que foram separadas de suas famílias porque os pais eram portadores de hanseníase nos hospitais colônia. "Nós temos uma dívida histórica com essas pessoas. Existe uma gama de brasileiros que precisam de ajuda. É preciso resgatar o que nos foi tirado", declarou.
Ao final, os Conselheiros Nacionais aprovaram uma recomendação à Presidência da República, à Secretaria Especial de Direitos Humanos e à Defensoria Pública da União em apoio a proposta de que o Estado Brasileiro peça desculpas pelo erro cometido com a separação das famílias e ofereça uma indenização a essas pessoas. Além disso, o Plenário também aprovou que seja feito convite à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para apresentar ao CNS informações sobre a Resolução 423 que traz proposta para agilizar o fluxo de liberação de doações internacionais de medicamentos e insumos para programas estratégicos do Ministério da Saúde. Mais informações no site do Morhan Nacional www.morhan.org.br
Comments Posted (0)
Postar um comentário